Esqueci minha senha!

Notícias

31/7/2015 - Encontro da Maleta Infância em Salvador: articulação em rede

30 de julho de 2015 - por Canal Futura

Por Nina Ulup*

No último dia 24, a equipe de mobilização comunitária da Bahia organizou o Encontro de Parceiros do Projeto Maleta Infância no Centro de Referência do Parque São Bartolomeu, em Salvador, Bahia. O tema do evento foi a Infância e seu desenvolvimento integral.

Tendo como objetivos fechar o ciclo do Projeto Maleta Infância no estado; dar oportunidade para as instituições parceiras trocarem experiências; Incentivar a mobilização inter-redes para a agenda da infância e, ainda, proporcionar ambiente para novas parcerias das organizações o encontro aconteceu das 9h às 17h e contou com cerca de 120 participantes.

“Estava ansiosa para o seminário, para as trocas de experiências. Gostaríamos que o trabalho com a maleta continuasse para auxiliar ainda mais no nosso trabalho. Especialmente na discussão sobre violência”, conta Nane Lima, da Biblioteca Novo Amanhecer. Uma viagem pelo mundo da infância, com suas linguagens, fantasias, brincadeiras e sonhos foi o mote do acolhimento realizado pelos educadores da Santa Casa e oferecido aos participantes no momento de chegada ao espaço.

Boas-vindas aos parceiros da Maleta Infância

A abertura do evento contou com a participação dos parceiros que articularam as redes para implementação do Projeto no território: Santa Casa, Secretaria de Educação de Dias D´Ávila, Avante e Sofia Centro de Estudos. Em seguida aconteceu a Roda de Prosa com o tema “Ideias e saberes: Maleta Infância, Educação e Desenvolvimento Integral”, o Lançamento do Projeto “Que abuso é esse?” e  um sarau, mediado pela rede TOK Literário. Intervenções artísticas, realizadas pelo Movimento de Cultura Popular do Subúrbio, entremearam os diversos momentos do encontro.

A tarde, aconteceram as oficinas: “Violências sexuais contra a infância, o que tem a educação integral com isso?”; “Educação Integral e relações etno-raciais”, ambas organizadas pelo Canal Futura e “Democratização do livro e da leitura, por uma educação integral” organizada pela Rede EnRendando Leituras/ Tok Literário e Rede de Bibliotecas Comunitárias. José Edemilson Ferreira dos Anjos, coordenador do Sofia e mediador de uma das oficinas conta: “Trabalhamos com estimulo a leitura, formação do leitor e difusão da leitura literária para crianças e adolescentes. Apresentamos nossa experiência nessa área e como introduzimos os materiais da maleta infância nessas atividades com êxito. Precisamos desconstruir a imagem de que o brasileiro não gosta de ler

Segundo Adenilza Serra, administradora do Kilombo do Kioiô: “O trabalho melhorou o desempenho, a autoestima e conseguimos discutir sobre racismo e discriminação com os alunos. A troca dessas experiências no seminário fortalece a rede de instituições articuladas para tratar o tema da infância e suscita novos temas relacionados.

“Nossos alunos precisam de parcerias como essa da Maleta Infância, pois eles são os maiores beneficiados com a utilização desse material. Eles identificam-se com os temas, os assuntos abordados. Precisamos dar continuidade ao projeto”. Finaliza Rivane Vieira Novais, professora da Escola Municipal do Bosque.

*Especial para a Mobilização do Canal Futura

Fonte: http://www.futura.org.br/sem-categoria/encontro-da-maleta-infancia-em-salvador-articulacao-em-rede/

Voltar

Ir para o topo