Esqueci minha senha!

Notícias

24/6/2015 - Seminário em Fortaleza reúne participantes da Maleta Infância

24 de junho de 2015 - por Canal Futura

Por Nina Ulup*

No dia 19 de junho, a equipe de mobilização comunitária do Canal Futura organizou o seminário Maleta Infância: Um olhar multidimensional para as infâncias. O evento contou com a participação de cerca de 70 pessoas, todos profissionais envolvidos com a implementação da maleta nas instituições onde trabalham. A realização do seminário teve o apoio da Fundação Ana Lima, do Instituto da Infância e do Integrasol.

Equipe de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura e parceiros

Equipe de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura e parceiros

O tema principal do evento foi Educação Integral – Um olhar multidimensional para as infâncias e foi desmembrado em uma mesa que tratou de Educação Étnico Racial e Educação Infantil – avanços e desafios; com a mediação de Luzia Geroza, Diretora do IFAN e da Rede Nacional da Primeira Infância.

Participaram da mesa Patrícia Matos, tutora na UFCE; Yvone Souza, do Grupo de pesquisa Infância e Saber docente, da UERJ e assistente social da creche da Fiocruz; Dra. Antônia Lima Souza, representante do Ministério Público que tratou do tema Garantia dos direitos: Exploração sexual e Trabalho infantil; e ainda Vânia Maia Girão, coordenadora de projetos IFAN falando sobre Educação propositiva e ludicidade e Relações familiares no século XXI.

Segundo Vânia Girão, “A maleta é um equipamento lúdico com estratégias de leitura de vídeos no qual você tem capacidade de fomentar nas crianças uma vontade de buscar, pedir para trabalhar de novo o tema. O conteúdo foi trabalhado pela instituição e pelos parceiros e veio agregar as formações com encontros presenciais, momentos de replicação  que foram o ponto alto, muito produtivos”.

Após a primeira mesa o Futura apresentou os resultados do Projeto Maleta Infância no Ceará, Nordeste e Brasil incluindo as instituições presentes e participantes do projeto. Apresentou também o Projeto Crescer sem Violência e o Projeto Pedra, Papel e Tesoura, que tem como objetivo contribuir para dar visibilidade ao tema trabalho infantil; e fortalecer e subsidiar, em escolas públicas, o debate sobre o desenvolvimento da infância nordestina e as violações aos seus direitos.

“A maleta é muito importante porque está sempre apresentando conteúdo novo que conversam com nosso publico alvo. Sempre que apresentamos a proposta as instituições aceitam e utilizam fortalecendo a Rede e todas as instituições envolvidas”, complementa Conceição, psicóloga da Fundação Ana Lima.

Leitura de histórias produzidas com o apoio do conteúdo da Maleta Infância

Leitura de histórias produzidas com o apoio do conteúdo da Maleta Infância

À tarde aconteceram oficinas pedagógicas com os mesmos temas debatidos nas mesas da manhã e a socialização das atividades produzidas nas oficinas. “O encontro do seminário foi excelente teve uma diversidade de pessoas e experiências trocando ideias e reflexões para que possamos continuar na luta pela infância, porque existem varias infâncias, quilombola, rural, indígena, urbana, todas essas infâncias que precisam ser muito mais amadas”, finaliza Vânia Girão, do IFAN.


*Especial para a Mobilização do Futura

Fonte: http://www.futura.org.br/juventude/seminario-em-fortaleza-reune-participantes-da-maleta-infancia/

Voltar

Ir para o topo